O QUE É

A URE, União Regional Espírita, é um órgão constitutivo do Conselho Federativo Estadual, da Federação Espírita do Paraná - FEP.

A URE, portanto, é a Federação Espírita do Paraná em sua região. O seu representante, representa a FEP junto à comunidade a ela circunscrita.

Atualmente, o Paraná tem 21 Uniões Regionais (cada presidente de URE é, automaticamente, conselheiro da FEP). Um grupo de Uniões Regionais forma a Inter-regional. Hoje, o estado possui 5 Inter-regionais.

Cada URE reúne uma determinada quantidade de Centros Espíritas. Essa quantidade varia para cada URE. A URE Norte, criada em 1986, é a maior de todas, contemplando 45 Instituições Espíritas.

A sua principal função se configura nos esforços para unir essas instituições Espíritas em torno dos objetivos da Federação Espírita do Paraná, ou seja, os da difusão e vivência do Espiritismo por todos os meios lícitos e ao seu alcance.

O grande desafio, portanto, da URE Norte, nesses seus mais de 30 anos de implantação, é integrar as Casas Espíritas, a fim de que o nosso Movimento se fortaleça e cumpra o seu papel na transformação moral para melhor de toda a sociedade, que, hoje, enfrenta graves desafios espirituais e morais.

Hoje, o presidente reeleito da URE Norte é Marcio da Cruz, vinculado à SELF - Sociedade Espírita Laços Fraternos, engenheiro civil por profissão, que já presidiu a URE Oeste entre 1999 e 2003.